Drenagem da rede em alta e tratamento de águas residuais
O Município da Covilhã tem uma taxa de acessibilidade física do serviço de saneamento em Alta de 100%, superior à média nacional, de acordo com o RASARP 2022 (Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal) elaborado pela ERSAR.
O sistema gerido pela AdS é um sistema em Alta para o transporte e tratamento de águas residuais urbanas entregues pela ADC – Águas da Covilhã, EM, entidade responsável pelo sistema de águas residuais em Baixa no Município da Covilhã
A área servida é predominantemente rural, com 550 km2 e 35.619 alojamentos. O sistema da AdS tem uma extensão total de 31,2 km, 3 EE (Estações Elevatórias), 23 ETAR (Estações de Tratamento de Águas Residuais) e 22 FS (Fossas Sépticas).
A drenagem do sistema da Grande Covilhã serve 10 freguesias (Conceição, Santa Maria, São Pedro, São Martinho, Teixoso, Canhoso, Vila do Carvalho, Cantar Galo, Boidobra e Tortosendo) e tem uma extensão total de rede de 17,8 km (dos quais 5,3 km estão em pressão), 3 EE e 1 ETAR. Este sistema recebe os efluentes industriais de dois parques industriais (Canhoso e Tortosendo).