Indicadores de desempenho

A AdS incorpora na sua atividade a análise consistente e anual de todos os seus indicadores de desempenho, nomeadamente a nível da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos), PGPI, PCAAI, AquaRating, e Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2015). Para mais informações, consulte a informação abaixo.

A ERSAR publica anualmente o Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP), com o objetivo de divulgar informação sobre o estado atual dos indicadores de desempenho das entidades gestoras no setor.

O RASARP está disponível para consulta pública, e pode ser descarregado aqui. Pode também consultar a avaliação da AdS realizada e divulgada pela entidade reguladora.

PGPI (Plano de Gestão Patrimonial de Infraestruturas)

O Plano de Gestão Patrimonial de Infraestruturas da AdS foi desenvolvido no âmbito do PGPI (Programa de Gestão Patrimonial de Infraestruturas) e coordenado pela AGS, tendo sido posteriormente revisto no âmbito da iEQTA (Iniciativa em Energia, Qualidade e Tratamento de Água), organizada pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil). Trata-se de um documento interno que contém informação relativa aos planeamentos estratégico e tático para a Gestão Patrimonial de Infraestruturas da AdS, com diagnóstico atual de desempenho, identificação de soluções e implementação de táticas, sendo monitorizado anualmente e revisto a cada 3 anos.

PCAAI (Plano de Controlo e Atuação em Afluências Indevidas)

O PCAAI da AdS foi desenvolvido no âmbito da iAFLUI (Iniciativa Nacional para o Controlo de Afluências Indevidas), igualmente organizada pelo LNEC. Trata-se de um documento interno com metodologia em tudo semelhante à do PGPI. Contém informação relativa ao enquadramento estratégico e tático para o controlo e atuação em afluências indevidas, com diagnóstico atual de desempenho, identificação de soluções e implementação de táticas, sendo monitorizado anualmente e revisto a cada 3 anos.

PENSA/AquaRating

O AquaRating é um sistema de avaliação de desempenho baseado num padrão internacional desenvolvido pelo IDB (Inter-American Development Bank) e pela IWA (International Water Association), implementado no âmbito do Projeto PENSA, igualmente coordenado pela AGS. Consiste numa avaliação abrangente e imparcial do desempenho de entidades gestoras com base em indicadores, fiabilidade de informação e boas práticas aplicadas.

Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)

O âmbito do SGQ da AdS consiste na certificação de todos os processos inerentes à gestão, exploração e análise de águas residuais das infraestruturas de saneamento em Alta do Município da Covilhã, tendo como referencial normativo a NP EN ISO 9001:2015.

O SGQ assenta na abordagem por processos como princípio metodológico usado. Entende-se por abordagem de processos, a identificação e a gestão sistemática dos processos implementados por uma organização, bem como a sequência e a interação entre os mesmos, com vista à obtenção dos resultados pretendidos de acordo com a Política da Qualidade e a orientação estratégica da organização.

Cada processo é constituído por um conjunto de procedimentos e suas atividades, identificando-se nesses quais as entradas e as saídas existentes. Para cada um dos procedimentos foram definidos critérios de avaliação, e respetivas metas pretendidas, que contribuem para a monitorização dos processos e tomada de decisões estratégicas, com vista à melhoria contínua e à satisfação do Cliente.