Projetos I&D (Investigação & Desenvolvimento)

Os Projetos de Investigação & Desenvolvimento ajudam-nos a melhorar a nossa sustentabilidade e a nossa resiliência. Participamos em diversas iniciativas desde 2012, com a entrada na 1ª edição do Programa de Gestão Patrimonial de Infraestruturas, coordenado pela AGS – Administração e Gestão de Sistemas de Salubridade, S.A..

Projetos em que participámos:

PGPI 1 | PGPI 2 Programa de Gestão Patrimonial de Infraestruturas

O Programa de Gestão Patrimonial de Infraestruturas, organizado e coordenado pela AGS, teve como objetivo a elaboração e melhoria dos Planos de GPI das entidades participantes. A valorização das infraestruturas, a abordagem às Normas ISO 55000, ISO 55001 e ISO 55002 e a gestão eficiente dos recursos humanos e tecnológicos foram temas abordados em ambas as edições do Programa.

Duração das edições:
PGPI1: 05/2012 a 06/2013
PGPI2: 09/2014 a 03/2016

iEQTA Iniciativa em Energia, Qualidade e Tratamento de Água

A iEQTA (Iniciativa em Energia, Qualidade e Tratamento de Água), e à semelhança dos demais Projetos em que a AdS participa, visou promover a sustentabilidade e a resiliência das infraestruturas do setor, bem como a partilha de conhecimento e experiência entre os participantes, apoiando as entidades gestoras na melhoria contínua do desempenho, na GPI (plano estratégico e tático) e na capacitação dos seus técnicos. Decorreu entre novembro de 2017 e novembro de 2020.

Pode consultar a página oficial do Projeto iEQTA aqui.

Avaler + Avaliação da eficiência e sustentabilidade energética nos serviços urbanos de águas

O Projeto Avaler+, organizado pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), teve como principal objetivo o estabelecimento de um quadro de referência claro e integrador para a avaliação do desempenho energético das entidades, bem como o apoio na tomada de decisão e monitorização do impacto de medidas de eficiência energética dos SAA (Sistemas de Abastecimento de Água) e SARP (Serviços de Águas Residuais e Pluviais).

A sua metodologia foi desenvolvida e testada mediante a participação de diversas entidades gestoras nacionais, as quais puderam implementar um sistema de avaliação de desempenho para todo o ciclo urbano da água e o respetivo plano de ação para a sua melhoria na eficiência.

O projeto teve a duração de cerca de 4 anos, com início em maio de 2018 no estabelecimento da baseline do setor e término em abril de 2022 com a conclusão da fase de apoio na implementação e monitorização e a reunião final e oficial do Projeto.

Pode consultar a página oficial do Projeto Avaler+ aqui.

iAFLUI 1 | iAFLUI 2 Iniciativa Nacional para o Controlo de Afluências Indevidas

As iniciativas iAFLUI, promovidas, coordenadas e com o apoio técnico do LNEC, visaram a capacitação e apoio às entidades gestoras participantes na definição de uma abordagem e desenvolvimento de um plano para controlo de afluências indevidas.

A principal motivação para a participação da AdS na iAFLUI foi a necessidade de consolidação e desenvolvimento da sua estratégia para o controlo das afluências indevidas, objetivo que se considera atingido com a participação nas duas primeiras iniciativas (iAFLUI 1 e 2). Na segunda edição, a AdS adotou um perfil de aperfeiçoamento, tendo melhorado o PCAI (Plano para Controlo de Afluências Indevidas) a nível de monitorização de métricas estratégicas e táticas, estudo de novos cenários, diagnóstico setorial e análise de táticas e soluções associadas aos problemas identificados.

Partindo do desempenho conhecido através de várias métricas da ERSAR, do PGPI (Plano de Gestão Patrimonial de Infraestruturas), e do Sistema de Gestão da Qualidade, que já traduziam a necessidade de aprofundar o conhecimento na área das afluências indevidas, adicionaram-se métricas específicas para esta temática o que, aliadas à introdução de equipamentos de medição de caudal na rede de saneamento e de um udómetro, contribuiu para a caracterização real das afluências indevidas na AdS.

O controlo das afluências indevidas é um percurso, com resultados que serão evidentes a médio prazo, sendo que a estruturação deste processo, a sua disseminação e internalização, são passos importantes para a AdS, para que seja alcançado o ponto ótimo de operação e retorno.

Pode consultar a página oficial da iniciativa iAFLUI aqui.

Duração das edições:
iAFLUI 1: 04/2016 a 10/2017
iAFLUI 2: 05/2019 a 06/2021

PENSA 1 | PENSA 2 | PENSA 3 Programa para a sustentabilidade dos Serviços de águas e gestão eficiente de Ativos

Os Projetos PENSA (Programa para a sustENtabilidade dos Serviços de águas e gestão eficiente de Ativos) são coordenados pela AGS, e, tal como o próprio nome indica, têm o objetivo de melhorar a sustentabilidade das entidades gestoras participantes a diversos níveis: ambiental, financeiro, infraestrutural e energética.

Em todas as suas edições, o PENSA foca-se na monitorização, na revisão e na melhoria dos Planos de Gestão Patrimonial de Infraestruturas das entidades, bem como nos temas da água não faturada, na melhoria de medição de caudais, eficiência energética, avaliação de risco e condição infraestrutural, recursos humanos e tecnológicos e planos operacionais. É ainda dado apoio às entidades na identificação de oportunidades de melhoria contínua, na adoção de metodologias inovadoras que resolvem os problemas atuais e futuros com menos recursos, e na contribuição para a sustentabilidade dos serviços de águas.

Para além da implementação de metodologias e ferramentas úteis que nos permitem diagnosticar e melhorar o serviço em várias vertentes, o PENSA adota como principais temas e desafios: a performance operacional das empresas, as alterações climáticas, o envelhecimento das infraestruturas, o aumento da eficiência e a evolução tecnológica (digitalização, inovação e cibersegurança).

Duração das edições:
PENSA 1: 02/2018 a 12/2019
PENSA 2: 07/2020 a 06/2022
PENSA 3: 01/2023 a 01/2025